Ciclismo de Estrada: As 3 Grandes Voltas

Já pensou pedalar uma grande distância com a sua bike? 100 km é um belo desafio, certo? Não?! ah, quer mais…200 km então? 500 km? 1000? Parece impossível, não é mesmo?

Imagine percorrer cerca de 3500 km em 3 semanas!! Pois bem, ciclistas fazem isso e ainda enfrentam desafios como temperatura e grandes montanhas/alpes.

O ciclismo de estrada é um esporte que cativa entusiastas e atletas há décadas, com suas emocionantes corridas de longa distância conhecidas como “Grandes Voltas”. Esses eventos desafiadores – o Tour de France, o Giro d’Italia e a Vuelta a España – destacam-se não apenas pela intensidade da competição, mas também pela incrível jornada de resistência e superação que oferecem aos ciclistas.

Tour de France

Antes de mais nada, é considerado o ápice do ciclismo de estrada. Tendo sido criado em 1903, o Tour atrai os melhores ciclistas do mundo. Paisagens deslumbrantes, subidas íngremes nos Alpes e nos Pirenéus, provas de contra-relógio, bem como emocionantes sprints finais na Champs-Élysées, conferem ao Tour uma aura única.

Giro d’Italia

Inaugurado em 1909, tem suas próprias características distintas. Com um percurso desafiador através das colinas e montanhas da Itália, o Giro é conhecido por suas etapas imprevisíveis e condições climáticas variadas, que testam a resistência dos ciclistas ao máximo. Além disso, as famosas subidas do Stelvio e do Monte Zoncolan se tornaram icônicas na história do ciclismo.

Vuelta a España – La Vuelta

É a mais recente das três grandes voltas do ciclismo de estrada, estabelecida em 1935. Ainda assim, percorrendo as estradas espanholas, este evento apresenta frequentemente um percurso montanhoso que exige habilidades de escalada excepcionais dos ciclistas. Embora, com uma atmosfera mais relaxada em comparação com o Tour, a Vuelta muitas vezes proporciona surpresas emocionantes e competição acirrada.

Nas Grandes voltas do ciclismo de estrada, o Grande Campeão não é o que mais Vence Etapas

Neste tipo de Grande Volta de ciclismo de estrada o Campeão Geral é o que conclui a distância total no menor tempo. Não necessariamente o que mais vence.  

A Importância da Equipe no Ciclismo de Estrada

Além dos desafios naturais enfrentados pelos ciclistas, as Grandes Voltas do ciclismo de estrada também envolvem estratégias complexas de equipe e as decisões táticas dos diretores esportivos. Geralmente o líder da equipe poupa sua energia ao longo de toda a etapa, obtendo o apoio dos gregários (ciclistas que trabalham para o líder da equipe) para “puxá-lo” (fazer vácuo) e buscar alimentação e hidratação. O importante para o líder é chegar sempre bem posicionado, não necessariamente vencer.

A Proeza de Vencer as 3 Grandes Voltas do Ciclismo de Estrada

O feito é tão impressionante e tão difícil de acontecer que, até 2023, somente 7 ciclistas conseguiram a proeza: Jacques Anquetil / Felice Gimondi / Eddy Merckx / Bernard Hinault / Alberto Contador / Vincenzo Nibali / Chris Froome

As Grandes Voltas do ciclismo de estrada são eventos extraordinários que extrapola a mera competição esportiva. Elas representam a resistência humana, equipamentos, estratégia das equipes e, claro, a exploração das paisagens mais deslumbrantes.Se você se interessou, a ESPN faz uma ótima transmissão das provas. No nosso instagram você poderá ter mais contato com referências deste esporte.

Você também poderá gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.