Bicicleta de Estrada: Diferenças entre a de entrada e a Top

O tema agora é Bicicleta de Estrada (também conhecida como “Road” ou “speed”). Há uma ampla gama de opções para ciclistas de todos os níveis. Do entusiasta casual ao ciclista dedicado. Além disso, existe uma variedade de modelos disponíveis, cada um com suas próprias características e tecnologias exclusivas. A seguir, vou te mostrar algumas dessas diferenças e as tecnologias que cada uma traz.

Para quem está começando

Bicicleta de Entrada
Bicicleta de Estrada Triban RC100
Peso: 11,3 Kg

Se você está começando, as bicicletas de entrada podem atender às suas expectativas. Os quadros são de alumínio, que é durável e com menor custo. Os grupos de marcha são simples, tá certo que não tem um monte de opções, mas dá para você encarar diferentes terrenos de boa. Os freios são os convencionais, do tipo ferradura, que funcionam muito bem. E os componentes, tais como as rodas e o selim (banco), são mais básicos, focados em serem práticos.

As top de linha

Bicicleta Top
Bicicleta Pinarello Dogma F Dura Ace Di2 2023
Peso: 6,7 Kg

Agora, quando a coisa fica séria, as bicicletas top de linha entram em ação! Aqui é outro nível. Os quadros são feitos de fibra de carbono, o que deixa a bike super leve e resistente. Os grupos de marcha são de primeira, com um monte de opções (relação) e trocas muito suaves. Nesse sentido, para melhorar, também temos o cambio eletrônico, que torna as trocas de marcha muito mais eficientes. Da mesma forma, os freios são outro patamar, a disco hidráulicos, eles param você mesmo se estiver chovendo forte! Os selins são feitos na medida para dar conforto nas pedaladas longas e guidões leves que dão controle total. Por fim, as rodas são super aerodinâmicas e leves para você voar baixo.

Poderíamos também falar sobre outros pontos como geometria, relação peso x performance, pneus etc. Mas vamos nos limitar aos citados acima.

A escolha é sua:

Então, qual a sua necessidade? Aquela bike de entrada ótima para começar, ou vai de top de linha, pronto para arrasar nas pedaladas? Talvez algum modelo intermediário consiga lhe atender plenamente. 

Tanto faz, o importante é escolher o que encaixa no seu estilo e nos seus planos. Seja lá qual for sua escolha, uma coisa é certa: pedalar é sempre uma aventura incrível, não importa a bike que você tem!

Você também poderá gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.